Álbum "Princípio"


"Princípio" marca o quinto álbum de estúdio da banda de rock cristão Rebanhão, lançado em junho de 1990 pela gravadora Gospel Records em LP e CD. Este foi o primeiro álbum cristão do Brasil a ser lançado no formato compact disc, um marco na história da música gospel nacional. Considerado por alguns músicos e críticos da mídia especializada como um dos melhores trabalhos da banda e um dos clássicos da música cristã no Brasil.



A produção e os arranjos do álbum ficaram a cargo da própria banda, embora a produção tenha sido creditada a Toninho Abbud, empresário da gravadora Gospel Records. "Princípio" marcou também a última participação de Fernando Augusto, baterista do Rebanhão. As letras das músicas abordam temas religiosos contextualizados com questões como vida urbana, desmatamento, depressão e a queda do Muro de Berlim. Destacam-se no repertório faixas como "Palácios" e "Selo do Perdão".

O álbum foi apontado como um dos marcos do início do movimento gospel e foi um sucesso de crítica, sendo considerado um dos principais álbuns do grupo. Em 2015, foi reconhecido por historiadores, músicos e jornalistas como o 10º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação liderada pelo Super Gospel. Posteriormente, foi eleito pelo mesmo portal como o melhor álbum da década de 1990.

Comentários